segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estação João Ellis poderá ser reativada

Foi publicada no último domingo, dia 25, no Jornal "Extra" do Rio de Janeiro, a informação de que a estação João Ellis, também conhecida como Ítalo Del Cima por estar próxima ao estádio homônimo (pertencente ao time do Campo Grande), será reativada.

Segue abaixo o texto da matéria na íntegra:

Ressureição


♦ O secretário estadual de transportes, Julio Lopes, deu sinal verde para a reabertura da estação de trem de João Ellis, carinhosamente conhecida como Ítalo del Cima.

♦ O pedido foi feito pelo deputado estadual Thiago Pampolha (PSD), com base em uma reinvidicação histórica dos moradores de Santíssimo, Campo Grande e Augusto Vasconcelos.

♦ Com a volta da estação, mais de cem mil pessoas vão deixar de pegar outra condução - ou andar mais de 11 quilômetros - para ir ao trabalho.

Apesar de achar um exagero a estimativa feita na matéria, de que a estação beneficiaria cem mil pessoas, com certeza a reativação da estação é uma excelente idéia, pois traria um meio de transporte rápido e mais efetivo para os moradores que precisam se dirigir ao Centro da cidade do Rio de Janeiro, ou a bairros importantes como Madureira, Méier, São Cristóvão etc

Quem precisa se locomover hoje neste trajeto depende de ônibus ou serviços de vans, que nem sempre oferecem o necessário, tanto pela pouca quantidade de horários quanto pelos congestionamentos freqüentes na Avenida Brasil, via de ligação entre a Zona Oeste e o Centro da cidade

O ramal que atende à região é o de Santa Cruz, operado pela Supervia. Entretanto, a estação mais próxima fica a alguns quilômetros do local onde ainda hoje estão as plataformas abandonadas de João Ellis, e uma estação funcional ali beneficiaria muitas pessoas da região, visto que na época da desativação de João Ellis a região não era tão populosa como hoje em dia.

Segundo dizem, esta estação funcionava mais freqüentemente quando havia partidas de futebol no estádio Ítalo Del Cima, ali próximo. Após o rebaixamento da equipe de futebol, o movimento na estação e no estádio caiu bastante, ocasionando o encerramento das operações na estação.

Atualmente, o local é bastante habitado e urbanizado, e vários bairros periféricos e loteamentos foram criados em torno do bairro principal de Campo Grande. Vamos torcer então que realmente mais esta estação figure no quadro de estações da Supervia em breve.



Plataformas da estação João Ellis
Foto: Julio C.Silva em 2009
Fonte: Site Estações Ferroviárias


Um TUE da Supervia (apelidado de "Coreano") corre
próximo à estação João Ellis
Foto: Edson Vander Teixeira em 2012 (Álbum do Facebook)

Posição da estação João Ellis (em vermelho) em relação à Estação
Campo Grande (em azul). Notar a alta densidade demográfica local
e o estádio Ítalo Del Cima (à direita)
Imagem: Google

2 comentários:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Ellis

Ontem, dia 25/09/13. dei uma entrevista ao Jornal extra, que por sua vez, publicará a matéria dia 05/10/13. A matéria, é justamente sobre a reativação da estação. Porém, no dia 23/09/13. tive um espaço na Radio Globo no programa! Show do Antonio Carlos". Quero aqui informar. E caso, Os políticos venham demostrar desinteresse, O Ministério Público vai agir com uma ação civil pública.

Postar um comentário

Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio