Em breve, site Trilhos do Rio !

Aguardem ... vem aí o site Trilhos do Rio, com muitas atrações e informações sobre os trilhos do estado do Rio de Janeiro !

Em breve, site Trilhos do Rio !

Informações e curiosidades sobre estações, linhas e ramais existentes, ou desativados ...

Em breve, site Trilhos do Rio !

Transportes sobre trilhos é aqui: Trem, Bonde, Metrô, VLT e muito mais !

Em breve, site Trilhos do Rio !

Participe você também ! Colabore com informações, matérias e postagens !

Em breve, site Trilhos do Rio !

E isso é só o começo ... aguardem !

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Feliz ano novo ! O que se esperar de 2013 ?

Feliz 2013 a todos !
Vendo um título desse em uma postagem, em pleno mês de fevereiro, é de se estranhar. Mas como no Brasil, como se diz, o ano começa depois do Carnaval, então, a frase se justifica.
Aliás, acredito que no país tem duas épocas em que 90% da população perde a noção: quando é Carnaval e quando é dia de eleição.
;-)
Mas, piadas à parte, como o ano começa na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, quero abaixo listar algumas coisas que podemos esperar e especular em 2013. Tentarei não viajar muito, mas embarque comigo nessa viagem mesmo assim !

TT's (Trens turísticos)

Tren turístico no estado do Rio de Janeiro ? Além do trem do SESC que opera na colònia de férias, em Grussaí, no norte-fluminense, não temos nenhum outro trem turístico regular operando. Mas vem novidades por aí, e muito boas ! Já está em estágio avançado de estudo e implantação o Trem dos Mares da Costa Verde, que será operado pela conceituada e famosa empresa Serra Verde Express, responsável por, entre outros, operar o trem Curitiba-Paranaguá, no estado do Paraná. Com previsão de início de funcionamento para o meio do ano, a circulação foi acordada entre a empresa e a operadora de transporte de cargas MRS, responsável pela concessão da linha e do trecho onde circulará o TT, entre a estação Itacuruçá e a Praia de Santo Antônio, aproximadamente 18 kms de extensão e paisagens belíssimas do litoral da Costa Verde Fluminense. O que é de fato curioso, visto que em outro trecho operado sob concessão da MRS, a circulação de trens de passageiros foi vetada. Falo do trem "Barrinha", que circulava entre Japeri e Barra do Piraí, e que teve seu retorno vetado pela Secretaria de Transportes por prejudicar a circulação de trens cargueiros da MRS no trecho.


Banner da empresa turística Serra Verde Express
Foto: Divulgação


Bem, se um trem turístico já é bom, o que se pensar de mais além desse ?!
Pois é ... com previsão para começar a operar no final de 2013, a Serra Verde Express tem a intenção de reativar uma linha que é das mais bonitas do país, junto com o trem que falamos anteriormente: o trecho entre Barra Mansa e Angra dos Reis. Percorrendo trechos de serra e chegando ao litoral da cidade de Angra do Reis, o trajeto de aproximadamente 70 kms está em estágio inicial de implementação, necessitando ainda alguns acertos com a empresa responsável pela concessão do trecho, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).


Trem da FCA passando pelo trecho de Serra entre Lídice e Angra dos Reis
Foto: Paulino de Morais (tremfca.blogspot.com)


E a EF Mauá ? Podemos classifica-lo como TT ? Certamente ... mas como o projeto está em andamento e projeto há mais de 20 anos, não espero muitos avanços em 2013. Espero estar errado em minhas previsões, e torço para que o quanto antes este projeto também saia do papel, visto os grandes eventos que vem por aí no estado, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que trarão uma quantidade imensa de turistas e visitantes à cidade do Rio de Janeiro e outras localidades turísticas proximas, como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo ... e no caso de Petrópolis, um trem alcançando a cidade seria de fato uma espetacular atração turística, além de servir aos moradores da cidade e outras localidades, que diariamente sobem e descem a serra.
Trens metropolitanos
A Supervia, empresa que opera os trens metropolitanos na Região Metropolitana, vem sofrendo mudanças significativas desde que a divisão de transportes da gigante Odebrescht assumiu uma parte da empresa. Novos trens foram adqüiridos em parceria com o governo do estado, estações foram reformadas (a Central do Brasil está sendo modernizada, e Barão de Mauá também está sofrendo mudanças), nova sinalização foi implantada e mudanças operacionais foram feitas. Um novo serviço entrou em operação, o trem expresso Central do Brasil - Japeri, passando pela Linha Auxiliar, seguindo direto sem paradas entre a Central do Brasil e Ricardo de Albuquerque. Outros serviços estão sendo estudados, um deles seria entre Pavuna e Deodoro.


Um dos novos trens chineses já em circulação
Foto: Blog Meu Transporte


Mas isso é apenas o começo. Em reuniões que reuniram diretores da empresa e usuários do sistema, foram revelados diversas mudanças: mudança do grafismo da empresa, dos nomes das linhas e ramais (que seriam divididos por cores, como no sistema ferroviário de São Paulo) e no logotipo e nome da própria empresa ! Além disso, novas estações vão ser construídas (a estação Corte Oito, entre Duque de Caxias e Gramacho, já está em construção) e novas linhas estão na pauta para serem reativadas ou implementadas. Uma delas seria o antigo trecho entre Santa Cruz e Itaguaí.

VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
O promissor e pioneiro projeto do VLT de Macaé, que já esteve em período de testes em 2012, está parado. Chegou-se até a marcar uma data para a inauguração, dia 29 de julho, mas me pareceu uma prática eleitoreira, visto que em 2012 tivemos eleições municipais. Dos 4 veículos adqüiridos, dois já chegaram à cidade, mas estão parados. Ainda falta construir a estações, organizar as Passagens de Nível (PNs) na cidade e implantar e modernizar a sinalização. Ao novo prefeito cabe a tarefa de seguir com o projeto ou cancela-lo, o que seria uma pena. Mas vamos torcer que o projeto vá para frente.


Publicidade na estação de Macaé
Foto: Eduardo P.Moreira (Trilhos do Rio)

 
Na cidade do Rio de Janeiro, os VLTs do Centro da Cidade e da Zona Portuária vão mesmo sair, de acordo com projeto "Porto Maravilha". A não ser que haja uma mudança radicalíssima no projeto. De qualquer forma, os VLTs do Rio de Janeiro só vão começar a funcionar em 2015, então nada podemos esperar para 2013 além do seguimento das obras.
E agora a surpresa: está em fase de estudos e pesquisa orçamentária a implantação de um VLT ligando as cidades de Três Rios e Paraíba do Sul. Entretanto, como o projeto está em fase inicial, para este ano não devemos esperar muita coisa, apenas que o projeto se desenvolva satisfatoriamente.

Metrô
Em 2013 as obras da chamada linha 4 do Metrô, ligando os bairros de Ipanema e a Barra da Tijuca, devem prosseguir a todo vapor. No bairro do Leblon, que sofreu as maiores mudanças em matérias de obras e interdição de ruas, já está sendo construída uma ponte para o tráfego de veículos, que será desviado, próximo ao Jardim de Alah. A construção está em ritmo acelerado e deve seguir o cronograma, que indica o início de funcionamento da nova linha para o final do ano de 2015.
 

Obras do Metrô - Linha 4 Sul
Foto: Portal R7
 
Expansões e novas linhas
A construção do Porto do Açu, no Norte-Fluminense, poderá proporcionar a construção de uma grande ferrovia, ligando a cidade de São João da Barra à Nova Iguaçu, aproveitando diversos trechos hoje não operacionais das antigas linhas do litoral, da EF Leopoldina, e da ligação São Bento-Ambaí, hoje sem trilhos e com o entorno urbanizado e povoado. Tendo a frente do empreendimento o bilionário Eike Batista, a nova linha passaria por fora dos grandes centros urbanos, como a cidade de Macaé, e transportaria carga voltada à exportação através deste porto. Quem sabe se, aproveitando esta nova linha, o antigo "Trem Cacique", desativado desde 1984, não voltaria a circular, pelo menos, entre as cidades de Campos dos Goytacazes e o Rio de Janeiro ? Aproveitando o ritmo de carnaval, podemos cantar "Sonhar não custa nada ..."

Linha do Litoral da antiga EF Leopoldina, e projeto da nova linha
Foto: Blog Roberto Moraes
 

Bonde de Santa Teresa
Estudos, pesquisas, hipóteses ... tudo isso e nada de concreto é feito. Por enquanto o serviço de transportes sobre trilhos, turístico e carioca mais conhecido do mundo, ao lado do Trem do Corcovado, não tem previsão certa de ser reativado. Vamos esperar que este e todos os projetos saiam do papel, e que o nosso estado possa recuperar o status de possuir um sistema decente e racional de transportes sobre trilhos, aqui, onde nasceu a primeira ferrovia do país e da América do Sul.

Até breve, e FELIZ ANO NOVO a todos !


Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio