Em breve, site Trilhos do Rio !

Aguardem ... vem aí o site Trilhos do Rio, com muitas atrações e informações sobre os trilhos do estado do Rio de Janeiro !

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Informações e curiosidades sobre estações, linhas e ramais existentes, ou desativados ...

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E isso é só o começo ... aguardem !

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fórum Trilhos do Rio: 4 anos !!!

Olá, amigos e amigas !
No último dia 12 de setembro comemoramos o quarto aniversário de criação do fórum Trilhos do Rio. Começamos muito aos pouquinhos, reunindo alguns amigos de um antigo fórum de debates online que participávamos antes (e que sofria constantemente com falhas e períodos fora do ar), e daí evoluímos bastante, o fórum cresceu, aglutinamos novas mídias e redes sociais e agora estamos a um pequeno passo da nossa formalização como ONG.
No princípio éramos apenas (o que não era pouco) um grupo de "malucos" que percorria trechos de ferrovias erradicadas ou desativadas, debatia sobre estradas de ferro, trocava informações e dados, entre outras atividades. Já hoje em dia ... fazemos as mesmas coisas ! Mas não só isso, temos uma equipe maravilhosa e uma gama imensa de atividades realizadas e planejadas.

Nossa mais recente caminhada, em 06/09/2015: pesquisando sobre a ferrovia extinta da Companhia América Fabril



Sabemos que já percorremos um longo caminho. Mas o que foi percorrido ainda são centímetros perante a quilometragem que ainda vamos ter pela frente.


A épica expedição pela Linha Auxiliar em Miguel Pereira, em setembro de 2013



Uma grande caminhada começa sempre com o primeiro passo.




Quero agradecer a todos os seguidores, participantes e colaboradores do nosso grupo, e apresentar a nossa “nova marca”, na verdade, o nosso logotipo tradicional, mas com a frase que nos acompanhará daqui em diante: PASSADO, PRESENTE E FUTURO: TUDO NA MESMA LINHA !




Mais uma vez obrigado a todos, e vamos que vamos ! Como dito uma vez: "as ferrovias estão no nosso DNA", sem fanatismo, sem sensacionalismo, sem defender nem criticar, sendo imparcial, com bom senso e inteligência, todos vemos que as ferrovias são o melhor caminho na maioria das vezes. Não deixemos este expresso sair dos trilhos !


sábado, 12 de setembro de 2015

A culpa é da Supervia II

Durante essa semana, noticiários de TV, principalmente na TV Record, anunciaram que a grade de uma passarela próxima à localidade de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estaria prestes a cair, ameaçando cair sobre a linha férrea e tornando a passagem de pedestres um perigo, já que qualquer um que se apoiasse nesta "proteção" poderia despencar da altura de vários metros sobre a ferrovia e mesmo sobre a rede aérea, podendo morrer eletrocutado.


Fonte: O Globo

Durante a exibição da reportagem, exibida no programa "Balanço Geral RJ", o apresentador fala várias vezes que a Supervia não reforma a passarela, não toma nenhuma providência em relação a isso, que é um descaso com a população etc. Equivocadamente, digamos. Se a produção e a essência de programas assim não fosse tão sensacionalista, talvez pudesse se informar melhor sobre as pautas e notícias a serem dadas, ao invés de incitar o telespectador ao erro e a desinformação.

É óbvio que qualquer obra sobre a faixa de domínio da ferrovia, com exceção das estações e obras feitas pela própria concessionária, não são de responsabilidade da empresa. Imagina que por exemplo, um buraco no asfalto se abra em uma via que foi escavada durante as obras do Metrô. A culpa é da administradora do Metrô ? Ou então, se ocorrer um acidente automobilístico em um viaduto que passa sobre a via férrea por causa de má pavimentação ou sinalização, a culpa é da administrador da ferrovia ? E se ocorrer um assalto em uma passarela sobre a linha ? De quem é a culpa ? Da empresa ferroviária, da prefeitura ou do governo ?

Hoje, após todos já tomarem conhecimento do fato e da gravidade do caso (incluindo os telespectadores, a prefeitura e o governo do estado), e da indignação da população que usa a passarela para travessia sobre a ferrovia devido à incerteza de atos que não foram tomados por nenhum dos envolvidos (quem deveria fazer algo "empurrou" a culpa para outro) por "coincidência" a grade da passarela caiu exatamente na hora que passava um trem, interrompendo o tráfego no ramal Gramacho. Caiu ? Será mesmo que foi coincidência ? Desnecessário fazer suposições sobre isso, prefiro nem falar nada ...

Fonte: O Dia

Mudando de foco, mas ainda dentro do assunto, semana passada o mesmo programa, na mesma emissora de TV, exibiu um vídeo feito por um passageiro de um trem da Supervia, mostrando um absurdo: passageiros organizam periodicamente um "pagode no trem", com direito a algazarra, consumo de bebidas, fumo dentro dos carros e até urinar no salão dos carros !

Nas imagens, é mostrado um passageiro fumando, e em determinado momento, indo para o canto próximo à porta, urinando na parede do carro. Absurdo demais, não acham ? Mas ainda tem mais ...

Fonte: Portal R7

Apesar de ser uma violação de lei, um atentado ao pudor, a emissora de TV não mostra o rosto do fanfarrão, o que poderia ajudar na identificação e punição. Pra piorar, o apresentador culpa a empresa com as pérolas (transcreverei a sua fala, sem integralidade, mas no sentido aproximado do que realmente foi dito):

"O maquinista possui a seu dispor "x" câmeras em cada vagão. Porque que a partir destas imagens, que ele pode ver na cabine, ele não contacta um fiscal da estação mais próxima para advertir o passageiro?"

"Se a Supervia tivesse disponibilizado mais banheiros nas suas estações, isso não aconteceria (...)"

Nem preciso falar que tudo isso é causado pela falta de educação de alguns passageiros, que não sabem se portar como cidadãos, sem civilidade. São desses que depredam as composições quando ocorre qualquer problema (um idiota, pois está jogando o seu próprio dinheiro no lixo, dinheiro que pagou seus impostos, que são revertidos pelo governo nos meios de transporte), que cospem no chão, que forçam as portas, danificando equipamentos e arriscando a sua vida e a de terceiros, enfim ... não consigo encontrar uma classificação para este tipo de gente. Não adianta colocar trocentos banheiros nas estações se existem pessoas irresponsáveis que, até durante o carnaval e ao lado de banheiros químicos, se aliviam onde bem entenderem ?

Que tal cobrar da empresa "x" ou "y" medidas e benefícios à população e aos passageiros, mas com consciência ? E que tal, como formadores de opinião e prestadores de um benefício social e informativo, noticiar os fatos corretamente, prezando a verdade dos fatos?

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A culpa é da Supervia

Imaginemos a seguinte situação: bandidos e traficantes promovem roubos em série, ou "arrastões", dentro dos trens, furtando passageiros e causando danos materiais. A culpada naturalmente é a empresa, a concessionária responsável pela operação dos trens, certo ?
 Policial observa passageiros em estação
Fonte: Revista Veja


Agora vamos ver outra situação: um carro é atingido por um trem em uma PN (Passagem de Nível) clandestina, algo não muito incomum, principalmente na Baixada Fluminense. Por ser clandestina, não era sinalizada, nem por placas, nem por dispositivo sonoro. A culpa é de quem ? Da concessionária, claro ...


Carreta ultrapassa uma PN e é atingida por um trem em São João de Meriti
Fonte: www.paraiba.com.br


Agora uma terceira situação: moradores se queixam de uma passarela sobre a linha férrea, em péssimas condições, com mureta e guarda-corpo soltos, ameaçando cair com um vento forte, imagina então o risco de alguém se apoiar nesta estrutura ! Então, a culpa e responsabilidade sobre a manutenção desta passarela é da empresa responsável pela operação dos trens, correto ?
 Fonte: Panoramio


Nas três situações e em várias outras, temos um equívoco. E é o que é mostrado pela imprensa, fazendo um gancho com a postagem de ontem sobre a imparcialidade não praticada dos meios de comunicação, é justamente o sensacionalismo, sem apuração dos fatos e da realidade. O que interessa é a audiência. Responsabilidades não são apuradas, e a culpa de tudo, é da concessionária que opera os trens de transporte de passageiros no Rio de Janeiro.

No primeiro caso, é um caso típico de segurança pública. A responsabilidade não é da Supervia. Se fosse assim, eu estando recebendo visitas em casa, minha residência é invadida por bandidos armados e nos assaltam, levando tudo de valor meu e dos meus convidados. Nesse caso a culpa é minha por não ter equipado a residência com câmeras, cerca elétrica, cães de guarda, segurança particular, atiradores de elite ... ou a culpa é do estado, que não oferece segurança aos moradores (e eleitores)?

Continuando, a linha férrea normalmente é cercada por muros ou grades em boa parte da sua extensão. Na área rural nem tanto assim, apesar de ser perigoso o cruzamento de cavalos, bois e outros animais na ferrovia. Existem algumas passagens de nível oficiais, cruzamento de vias importantes com a linha, para que seja facilitado o acesso de um lado pro outro da via. Agora digamos que uns "espertinhos" #sqn não queiram alcançar a PN oficial por estar "muito longe" e abra por conta própria uma PN clandestina mais próxima da sua casa (capinando o terreno, ou até mais grave, derrubando o muro). Aí o "espertinho" #sqn em determinado dia atravessa por este local não oficial, e o trem atinge o carro, causando danos materiais e pessoais. Será mesmo que a culpa é da empresa responsável pelo tráfego dos trens ? Lembrando que em um caso assim, de acordo com o Código Nacional de Trânsito Brasileiro, a prioridade é do trem, ou seja, se um carro ou uma pessoa for atingida por um trem, a verdade é que estes atropelaram o trem, já que a máquina não saiu dos trilhos para atingir as "vítimas", mas a presença estranha é que estava no lugar errado e na hora errada ... isso sem contar o fato de que um trem precisa de muito distância e tempo para parar completamente, a fim de evitar alguma colisão.
No terceiro caso, a passarela em más condições, apesar de passar sobre a linha férrea, não é de responsabilidade da empresa ferroviária. É um dos muitos casos de descaso do governo, seja ele municipal ou estadual, conforme for. Se fosse um viaduto, a responsabilidade seria da companhia ferroviária ? E se fosse no caso o metrô, em muitas partes operando em via subterrânea ? Se tivesse um buraco na calçada imediatamente acima da linha e túnel metroviário, a responsabilidade sobre isso seria da companhia metroviária ?

TVs, sites, blogs, canais em redes sociais, todos estes se aproveitam das situações sem se importar com a "real realidade". Dificilmente correm atrás da informação para informar corretamente, gerando indignação e revolta dos usuários do sistema ferroviário (que vê e crê que a culpa em tudo é da empresa) e também da parcela da população que tem alguma relação indireta com a ferrovia, no caso das PNs e da passarela.

Agora vocês sabiam, ou já foi citado por algum canal de comunicação, que o Governo do Estado, em texto descrito no contrato de concessão, tem por obrigação fornecer anualmente um determinado valor de milhões de reais que deveria ser utilizado em melhorias nas ferrovias operadas pela Supervia, por exemplo ? Sabia que esse determinado valor muitas vezes não é fornecido ? Por isso é fácil culpar a empresa por um investimento não feito, por uma melhoria não realizada, por algo até que nada tem a ver com a responsabilidade da empresa, quando isso seria na realidade uma obrigação contratual do governo do estado, que apenas tira da reta e chuta (...) a responsabilidade para alguém !

A realidade é nua e crua ... fiquemos de olhos bem abertos ...

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A falta de imparcialidade da imprensa

No dia 28 de julho de 2015, uma cena chocante marcou o ano ferroviário do país. Um vendedor ambulante foi atropelado por um trem da Supervia, após pular o muro da ferrovia, provavelmente para não pagar a passagem e poder circular e trabalhar livremente pelos trens, como sempre ocorre. Acontece que dessa vez as consequências deste ato que já se tornou cultural entre muitos, o ato de "se dar bem em cima do próximo" (no caso o próximo seria o passageiro correto que paga sua tarifa), teve um fim trágico. Atropelado por uma composição, o seu corpo foi lançado para outra linha, ficando entre os trilhos. Era horário de pico, milhares de pessoas utilizando o sistema, estações lotadas, trens abarrotados ...

 A conduta normal seria bloquear a linha e a circulação imediatamente. Mas ... já havia um trem a caminho naquela mesma linha. E aí que entra a falta de tato, a falta de imparcialidade dos órgãos de imprensa, a falta de noção e de capacidade de se avaliar uma situação. O que ocorreu de fato foi uma cena chocante: funcionários da concessionária avaliaram a altura que o corpo alcançava sobre os dormentes, e concluiram que o trem que estava na linha não tocaria no corpo caso seguisse viagem. A cena do fato também precisaria ser preservada para fins periciais. E então um funcionário autorizou e sinalizou ao maquinista que o trem seguisse sobre o corpo. E aí que começou a polêmica.

 

Fonte: Youtube/Guadalupe News

Pouco tempo depois todos os canais de imprensa estavam criticando e crucificando a concessionária, alegando violação do cadáver, desrespeito à "vida humana", sendo que a vítima (?!) provavelmente já estava sem vida, devido aos graves ferimentos facilmente vistos no vídeo na íntegra, etc ... não tiro totalmente a razão de quem fala isso, mas quis voltar a este assunto já de certa forma ultrapassado (estou escrevendo quase dois meses após o ocorrido) para mostrar como se deve portar um órgão de imprensa, um formador de opinião: deve-se sempre analisar os dois lados da história, isso é ser imparcial, ou pelo menos justo !

Durante muitos dias após o ocorrido, a imprensa assumia uma posição sensacionalista do fato
Fonte: O Globo

Antes, deixo claro que a função do Blog Trilhos do Rio não é a de defender empresa X ou Y, criticar fulano ou ciclano. O papel é sempre trazer a verdade, analisar as situações em diversos pontos de vista e contar a realidade sempre que possível. Então, continuemos ...
Trem sendo depredado em ocasião de avaria ou problema no sistema. Rotina inconsequente e inconsciente
Fonte: Porta Ternura

Digamos que a Supervia, concessionária que atualmente administra o sistema, fizesse o que quase todos reclamam: não permitisse que o trem passasse sobre o corpo. Vamos por partes então, do que provavelmente ocorreria:

1-Ambulante pula o muro da via, para embarcar em trem sem pagar a passagem (R$ 3,30!);
2-Ao alcançar a via férrea, é atingido por um trem e morre, tendo o corpo sendo lançado para a outra linha, entre os trilhos;
3-Neste momento, em horário de intenso tráfego, um trem se aproxima na linha onde está o corpo;
4-Agentes e funcionários da Supervia decidem tomar outra atitude: não permitir que o trem siga viagem;
5-Neste momento, todo o tráfego é paralisado, Trens que se dirigem à Central do Brasil param, trens que se dirigem da Central do Brasil para Deodoro, Santa Cruz e Japeri ficam parados em suas respectivas linhas, para que o trem que está na linha onde está o corpo possa retornar, manobrar no desvio mais próximo e seguir viagem por fora, na linha ao lado. Isso também poderia acarretar alguma manobra na linha por onde ele passaria, mas aí é outra história;
6-Com a paralisação do tráfego em todas as linhas, para manobra de um trem, as estações superlotam, podendo causar acidentes como queda de passageiros na linha, tumulto, confusão e consequentemente depredação de estações e mobiliário, incêndio, danos a trens e demais equipamentos, invasão da via férrea gerando caos generalizado. NÃO, não estou causando sensacionalismo, estou apenas descrevendo o que ocorre normalmente e infelizmente ...
7-Após esta manobra, o CCO (Centro de Controle Operacional) poderia organizar todo o tráfego de modo que não houvesse passagem de trens naquela linha. Algo que na hora não teria como, era necessária uma ação emergencial;
8-Findo todo este caos, com o tráfego restabelecido na medida do possível, as pessoas finalmente poderiam seguir viagem nos trens, chegando muitos minutos ou horas depois em suas residências ou destinos;
9-Quando soubessem o motivo de todo este pandemônio, ainda teriam uns e outros que iriam dizer "porque que o trem não passou por cima do corpo, que droga, atrasou tudo !"

É mentira ?

Por aí podemos ver que nem sempre o que é dito, é a total realidade. Vale a pena analisar com frieza e imparcialidade as situações. Não acho que a medida tomada tenha sido a mais correta, poderia haver um meio termo nisso tudo. Mas de qualquer forma publiquei este texto para tentar alertar sobre o sensacionalismo constante de que somos cercados todos os dias. É o que dá audiência, então nem tão cedo essa deturpação cessará ...

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